Obras do Centro de Esportes geram expectativa na comunidade

Centro começa a ganhar forma
Ascom

 

O ritmo acelerado das obras do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro Urbis IV, em Itabuna, está gerando uma expectativa bastante positiva na comunidade, principalmente entre os jovens que veem o espaço como um importante instrumento para a promoção da integração e socialização, por meio do incentivo à prática esportiva e da cultura.  Os operários já levantam paredes e preparam a estrutura das lajes, após as fundações.

Para o jovem Diego Magno Menezes, que reside há 26 anos no bairro, a perspectiva dos moradores com a implantação do CEU é muito grande, principalmente por se tratar de uma comunidade extremamente carente em relação a equipamentos de lazer e infraestrutura. “Com certeza será um grande ganho para todos nós. Pois, além de ser um centro de entretenimento, esportes e lazer, este espaço irá proporcionar uma maior interação e integração não só entre os jovens, mas entre pessoas de todas as idades”, opinou.

Representando um investimento de R$ 1,9 milhão, o Centro de Artes e Esportes está sendo construído numa área de 3 mil metros quadrados e contará com quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, biblioteca, telecentro, cineauditório/cineteatro com capacidade para 60 pessoas, salas de aulas, reuniões e oficinas, bem como equipamentos sócio assistenciais, a exemplo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na área externa, o CEU terá ainda um belo projeto paisagístico, que inclui pavimentação, praça de convivência, playground e pista tátil.

Construído pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Ministério da Cultura, o CEU teve suas obras iniciadas no mês de agosto. Atualmente está no estágio de estruturação para sustentação de lajes, fechamento de blocos cerâmicos (levantamento das paredes) e de fundação para a edificação da quadra coberta. De acordo com o engenheiro José Costa Floriano, responsável-técnico da obra, o prazo para conclusão é de 18 meses.

“Apesar das chuvas que caíram em Itabuna em agosto e neste mês de setembro, as obras estão num estágio bastante avançado. Por isto, acreditamos que não teremos problemas para entregar o Centro de Artes e Esportes da Urbis IV, totalmente construído, no prazo previsto”, assegurou Floriano. O engenheiro ressalta que estão envolvidos diretamente na construção 23 colaboradores, entre técnicos administrativos, vigilantes, pedreiros, ajudantes de pedreiros e mestre de obras.